Reflexive Pronouns (Pronomes Reflexivos).

Hoje vamos entender a dinâmica e o funcionamento dos reflexive pronouns (pronomes reflexivos) em inglês. Reflexive pronouns são muito importantes para quem aprende inglês, pois indicam que o sujeito realiza a ação sobre si mesmo. Usamos esses pronomes quando o sujeito e o objeto da ação são a mesma pessoa.

O que são reflexive pronouns?

Primeiramente, vamos observar duas situações diferentes para esclarecer melhor o uso de reflexive pronouns (pronomes reflexivos):

a) He hurt him. (Ele o machucou)
b) He hurt himself. (Ele se machucou)

Na frase a, o sujeito machucou outra pessoa, representada pelo pronome him. Já na  b, o pronome reflexivo himself indica que o sujeito machucou a si mesmo. Ou seja, o sujeito é também o objeto da ação.

Ênfase com reflexive pronouns

Além de seu uso básico, os reflexive pronouns podem ser usado para dar ênfase a uma ação realizada pelo sujeito. Essa construção reforça que a pessoa fez algo por conta própria, sem depender de terceiros. Veja os exemplos a seguir:

  • We wrote the letter ourselves. (Nós mesmos escrevemos a carta)

  • I myself gave up on everything. (Eu mesmo desisti de tudo)

Esses exemplos mostram que o uso dos pronomes reflexivos pode enfatizar a autoria ou responsabilidade da ação realizada pelo sujeito.

Quais são os reflexive pronouns em inglês?

Agora que você entendeu o conceito, vamos conhecer quais são os principais reflexive pronouns em inglês, usados para diferentes pessoas gramaticais:

Pessoa Pronome reflexivo
I myself
You (singular) yourself
He himself
She herself
It itself
We ourselves
You (plural) yourselves
They themselves

Por fim, vale lembrar que os pronomes reflexivos são uma parte importante da gramática inglesa e aparecem frequentemente tanto na fala quanto na escrita. Por isso, é essencial compreendê-los bem para se comunicar com clareza e precisão.

Se quiser ver uma explicação adicional sobre os reflexive pronouns, consulte este resumo da Cambridge Dictionary (em inglês).

“Sou apaixonado pela educação, acredito que temos todos os recursos que precisamos para aprender e evoluir. Gosto de entender os processos mentais pelos quais os meus alunos, clientes e professores estão passando e ajudá-los para que possam atingir novos patamares.”
— Luiz Pinheiro, fundador da Ace Institute

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *