Quer descobrir como estudar inglês de forma prática, motivadora e sem enrolação?
Já se foi o tempo em que se pensava que aprender inglês era difícil ou que brasileiros nunca conseguiriam falar outras línguas.
Com a internet e com escolas cada vez mais especializadas, dominar um segundo idioma se tornou muito mais rápido e acessível.
Para te ajudar a começar com o pé direito e aproveitar ao máximo as oportunidades que falar inglês pode trazer, separamos 8 dicas infalíveis de como estudar inglês e turbinar seu aprendizado.
Let’s go!
1 – Encontre Algo Que Te Motive
Todo mundo já começou algo com empolgação, mas acabou desistindo no meio do caminho.
Para evitar que isso aconteça com o inglês, aqui vai a primeira dica: tenha um motivo claro para estudar.
Quer viajar? Melhorar o salário? Estudar fora? Ou apenas entender suas séries favoritas sem legenda?
Seja qual for o objetivo, definir seu propósito desde o início vai te ajudar a manter o foco e a motivação, principalmente nos dias mais difíceis.
Quando um momento assim ocorrer, pare e busque se reconectar com o seu propósito. A pergunta a se fazer é: “O que me levou a iniciar meu estudo?” Na maior parte do tempo isto ajuda a resgatar sua energia ou pode ser que descubra um novo propósito, objetivo ou meta. Saiba que está tudo bem mudar o seu foco.
2- Fique Exposto Ao Inglês Todos os Dias: A melhor forma de como estudar inglês naturalmente
A segunda dica de como estudar inglês é se expor ao idioma todos os dias. O primeiro passo de uma criança ao desenvolver sua linguagem é ouvir tudo que está passando ao seu redor, são pelo menos 12 meses só escutando.
Claro que seu processo de aprendizado vai ser mais rápido do que de um bebê, mas a dica é a seguinte, se ainda não sabe como começar, comece a ouvir podcasts, músicas, séries, rádios online… Tudo que conseguir.
A dica também vale para a exposição escrita, comece lendo short stories, quadrinhos, histórias conhecidas e short tales, isso vai ajudar a melhorar seu vocabulário e, mesmo que inconscientemente, já é possível internalizar novas palavras do inglês.
👉 Uma sugestão: confira a série English In A Minute, por exemplo, que ensina expressões de forma rápida e clara.
3- Pratique e Revise Todos os Dias
“Practice makes perfect” — a prática leva à perfeição.
Você não precisa estudar por horas, mas sim todos os dias.
Pode ser 20 minutos no ônibus, 15 antes de dormir, o que importa é a frequência.
Assim, seu cérebro se acostuma com a nova língua e transfere o conteúdo para a memória de longo prazo.
4- Estude com Alguém
Uma estratégia bastante eficaz é compartilhar o peso dos estudos com outra pessoa, hoje em dia não é difícil encontrar pessoas que estão interessadas em estudar inglês, então não se acanhe e pergunte no seu círculo de amigos quem tem interesse de ser bilíngue e se aventurar pela cultura estadunidense, por exemplo.
Ter um parceiro de estudos te ajudará a manter a motivação e o desempenho, pois os dois podem cooperar com os estudos seja compartilhando ideias novas, conversando sobre diferentes assuntos ou disputando entre si quem avança mais na língua.
5- Use Dicionários Em Inglês
Você já deve ter ouvido muitas pessoas falando que não é legal ficar traduzindo as coisas, já que o inglês tem uma estrutura bem diferente do português. Isso é verdade, tem pessoas que acabam se agarrando demais à tradução e não consegue imergir na língua em si.
Evite ficar preso a traduções!
Em vez disso, use dicionários monolíngues como:
Com o uso de dicionários você recebe um conceito que foi organizado para explicar a um nativo o significado da palavra. Assim, dá para interiorizar conceitos, ao invés de palavras soltas, tentem sempre entender o contexto de aplicação do termo novo.
O interessante é que essas plataformas estão ficando cada vez mais específicas no ensino de inglês e até dão tips com expressões, colocações e gírias, tudo para deixar você falando com a maior fluência possível. Essa é uma daquelas dicas de como estudar inglês que parece antiga, mas é muito funcional e atual. Aproveite!
6- Mude o Idioma dos Seus Dispositivos (uma forma simples de aprender inglês)
Nas 8 dicas de como estudar inglês, não poderia faltar algo que pode ser feito desde casa: configure seus aparelhos para o inglês.
Eles estão presentes no seu cotidiano então basta acessar os ajustes e colocar a TV, o celular, o computador e outros aparelhos em inglês. Como você já usa esses dispositivos no dia a dia, vai aprender de forma natural, apenas interagindo com eles.
7- Use Aplicativos de Apredizado para facilitar como estudar inglês
Use a tecnologia a seu favor, há muitos sites e aplicativos que proporcionam um bom ensino de inglês, muitos de graça!
Você pode acessá-los e ter suas aulas na palma de sua mão. Alguns bem conhecidos são Duolingo, Hello English, Memrise e outros. Sem falar nos que proporcionam a experiência de ter contato com nativos como o Hello Talk.
8- Tenha Um Journal
Agora imagina que você já está avançado nos seus estudos, mas não consegue se guiar muito bem. A 8ª dica de como estudar inglês é justamente em relação a isso, faça anotações de seu aprendizado.
Coloque em um diário o que você aprendeu no dia e o que pretende ver durante a semana, fazer isso fará com que você não fique em dúvidas se está avançando, fará você ter uma visão geral de suas atividades e é ótimo para quando precisar revisar.
Além de um diário de atividades, você também pode fazer um diário pessoal em inglês, contando nele como foi seu dia, seus sentimentos e tentando se expressar o mais claro possível.
Essa estratégia também fará você melhorar sua escrita em inglês, já que pode ser uma prática diária e feita com espontaneidade.
Conclusão
Agora que você já sabe como estudar inglês com eficiência, que tal começar hoje mesmo?
Escolha uma ou duas dicas para aplicar ainda hoje e veja como seu aprendizado vai ganhar ritmo.
E se quiser estudar em uma escola que ativa o inglês de verdade no seu cérebro, fale com um de nossos especialistas.