Uma das coisas que sempre ouvimos quando estudamos inglês ou outro idioma é: “quanto maior contato e exposição que você tiver ao idioma, tanto melhor para fixá-lo na memória. Desta forma, você exercita o que aprendeu e não esquece mais”. No entanto, como vou ter mais contato com o idioma se faço aulas duas vezes por semana; se faço aulas uma vez por semana por duas horas e se tenho contato com o idioma somente quando estou em aula? E ainda mais um adendo: que contato é esse que preciso ter com o idioma?
Vamos a algumas sugestões de procedimentos que podemos ter em relação ao aprendizado e à manutenção desse processo contínuo rumo ao domínio de uma língua estrangeira.
SUGESTÃO 1: organizar o seu tempo de contato com o idioma fora da sala de aula
Durante uma aula de conversação o que se espera é que você fale e interaja na língua estrangeira a maior parte do tempo, de modo que exercícios de escrita e de leitura tendem a serem realizados como tarefas extraclasse. E é aí que entra o primeiro contato com a língua fora de sala de aula. Os exercícios de escrita e leitura dados como homework, Hausaufgabe, tarea ou simplesmente lição de casa, podem ser feitos no decorrer dos dias entre uma aula e outra. Se tenho aula às segundas e às quartas, por exemplo, divido os exercícios de lição de casa entre a quinta e o sábado. Uso o domingo para rever o que foi ensinado na última aula.
SUGESTÃO 2: Dedicar-se ao contato com o idioma de 15 a 30 minutos diários
Nos tempos de escola ficávamos horas debruçados em cima dos livros para fazermos os deveres de casa um dia antes de apresentá-los ao professor. Não, você não precisa passar por isso de novo. Divida a quantidade de páginas ou de exercícios pelo número de dias que você tem até a sua aula seguinte. Desta forma, você dedicará tempo suficiente para não se cansar e produzir.
SUGESTÃO 3: Veja trechos curtos de filmes cuja história já é de seu conhecimento
O segredo de ver filmes no idioma que você estuda e aproveitar a experiência está no foco. Associar a imagem com o áudio ajudará você a praticar a escuta e, para isso, o seu foco não deve estar em novo vocabulário. Sendo assim, escolha uma cena de seu filme favorito que você já sabe exatamente o que estão dizendo. O fato de você já saber do que a cena trata, fará com que sua atenção se volte para como as sentenças são ditas no idioma. Outra coisa vital: escolha de 15 a 30 segundos de cenas para que a atividade não se torne cansativa. Veja a cena uma vez sem legendas e em seguida reveja a mesma cena com as legendas no idioma alvo.